A Visa, parceira mundial dos jogos Olímpicos e Para-olímpicos de 2012, apresentou soluções inovadoras de pagamento utilizando dispositivos móveis ou mesmo o cartão sem contato (“Contactless”), que tende a mudar a forma como as pessoas realizam compras e pagamentos.
As tecnologias utilizadas nos casos, possibilita mais segurança, agilidade e comodidade nos pagamentos. É o que informa a Visa.
Na foto acima, o Sistema “Visa payWave” utilizando um celular Samsung (Galaxy S III) aproximando de um POS* (máquina de pagamento com cartão) (Foto: Business Wire).
Das soluções apresentadas, a que mais chama a atenção é o da foto. Neste caso, no lugar do cartão, o portador aproxima o celular do POS, onde ambos possuem a tecnologia Contacteless, que utiliza um chip chamado NFC (Near Field Communication) – na qual permite a transmissão de dados sem contato e sem fio a curta distância. Dentro do celular, há um chip que emite um sinal bem curto. Este sinal possibilita a transmissão de dados, como acontece hoje nas tarjas ou chips dos cartões de crédito.
Para o portador do cartão, a experiência é praticamente a mesma que atualmente ele utiliza com Crachás de empresas e cartões de transporte público na liberação de catracas. Contudo, primeiro ele acessa um aplicativo instalado no celular, e digita uma senha para ativar o serviço de pagamento.
Para o lojista também a experiência é bem semelhante a que ele está acostumado. Mas na hora de pedir ao comprador para digitar a senha no POS*, ele orienta o portador a aproximar o celular da máquina.
Para os jogos olímpicos, a Visa e seus parceiros, se prepararam para apresentar as diversas formas de pagamento do futuro. Saiba o que foi realizado:
> Visa Mobile Payments and Services (t.l.: Pagamento Móvel e Serviços):
Como apresentado no caso acima. E também o aplicativo no celular permite controlar os gastos e mesmo o saldo disponível em tempo real. Atualmente, temos que acessar a fatura pela Internet ou esperar chegar pelos Correios.
> Visa Contacless Payments (Pagamentos sem contato):
São cartões como utilizados hoje, mas dentro dele há um chip semelhante ao encontrado em crachás de empresas.
A Visa afirma que só na Europa há mais de 37 milhões destes cartões já emitidos. No Brasil, essa solução está em piloto, mas é provável que você já possua um cartão com esse chip.
> Contactless Retail Locations (Lojas do Varejo preparados):
São as lojas com o POS habilitado para fazer o pagamento utilizando “Cartão Sem Contato” (contactless) ou um celular do comprador.
Nas olimpíadas de Londres, a Visa afirma que há mais de 140 mil POS espalhados pelo Reino Unido habilitados com o serviço. Ou seja, você poderia entrar em uma loja e ver alguém no caixa, encostando o celular em um POS para fazer o pagamento.
No Brasil, você já poderá identificar diversos POS prontos, observando o símbolo de Wireless próximo ao visor do POS. É um símbolo semelhante a um ponto com 3 ondas, algo como o))).
> Visa Prepaid Cards (cartões pré-pagos):
São como os cartões de crédito, mas são pré-pagos, semelhante aos cartões utilizado em transportes públicos ou salão de jogos em shopping. Há diversas aplicações e conveniência em cartões pré-pagos, tanto para quem vende como para quem faz as compras.
Nas olimpíadas, esses cartões serviram também para que diversos convidados experimentassem a solução de pagamento sem contato.
A tecnologia “Sem Contato” (Contacteless) tende a ser a nova geração de cartões das operadoras de cartão, seja para crédito, débito ou pré-pago, após a revolução causada pela Tarja Magnética ou pelo Chip. E o melhor de tudo, que essa tecnologia permitirá a integração do tradicional cartão de crédito (e claro, débito e pré-pago) com dispositivos móveis, como celulares e tablets.
No futuro não tão longe, poderemos ter todos os cartões de diferentes tipos e finalidades integrados apenas em um celular, permitindo realizar diversas transações comerciais.
Autor: Etelvino C. Santos – Diretor Executivo da T3L
*POS = Point of Sale – máquina que permite realizar uma transação de cartão de crédito ou débito.