Com o objetivo de tornar a navegação cada vez mais confortável para os usuários, o design responsivo tem se tornado cada vez mais necessário. Trata-se de uma técnica de reestruturação do layout para se adaptar a qualquer browser, desde desktops até celulares.
Hoje em dia, 69% da navegação é feita através de desktops e notebooks e 41% acessa a partir de dispositivos móveis (de acordo com o Webop). A tendência é que essa porcentagem aumente cada vez mais, pois a ideia de poder se conectar de qualquer lugar é o que atrai as pessoas para o mobile.
Criar diversas folhas de estilos para cada resolução torna a navegação mais pesada, e é aí que o design responsivo se faz necessário. A estrutura de codificação HTML e CSS independem do dispositivo utilizado. O design responsivo é uma forma de mostrar aos usuários que o seu bem estar e seu conforto são os focos principais, além de que quando aplicado, temos a certeza de que as visitas foram bem aproveitadas, aumentando assim o número de conversões e a visibilidade da página.
Abaixo você pode visualizar um protótipo que facilita o entendimento de um layout responsivo utilizando a condição de HTML/CSS + media queries. A tela do seu navegador ao se redimensionar atingirá a largura de diferentes dispositivos e proporcionalmente o protótipo se ajustará. Veja que genial: http://www.azclick.com.br/labs-design-responsivo/
Autor: Gustavo Palencia – CEO AZ|Click
Nota: O site da T3L foi desenvolvido com design responsivo. Experimente visualizar em seu celular ou tablet além do notebook. Ou ainda no computador, redimensione a janela do seu browser e veja como o site se ajusta automaticamente.